quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Canhões e foguetes - Armas de cerco para D&D5E

 Os diversos canhões usados no império do norte e além

 

 

Canhão comum

Objeto grande

Classe de Armadura: 19

Pontos de Vida: 75

Imunidades a Dano: veneno, psíquico.

Apelidado de "quebra-muros", tem um alcance médio mas um projétil pesado com grande impacto. Peso de 3,3 toneladas; calibre de 195mm; cerca de 3,5 metros de comprimento; a bala pesa 18 quilos. Mesmo se estiver sobre rodas, movê-lo exige um teste de Força com CD 15. Antes de ser disparado, ele deve ser carregado e mirado. É necessária uma ação para carregar a arma, uma para mirar e uma para disparar.

  • Bala de canhão. Armas à distância. Bônus +6 (ou soma de proficiência mais destreza); alcance 300/1500 metros, um alvo. Acerto: 44 (8d10) concussão.

 

Colubrina

Objeto grande

Classe de Armadura: 19

Pontos de Vida: 60

Imunidades a Dano: veneno, psíquico.

O nome significa "serpente", remetendo ao cano comprido e esguio. Isto aliado a  um projétil mais leve faz este canhão ter maior alcance ao custo de impacto. Peso de 2,5 toneladas; calibre de 145mm; 4,7 metros de comprimento; a bala pesa 9 quilos. Mesmo se estiver sobre rodas, movê-lo exige um teste de Força com CD 15. Antes de ser disparado, ele deve ser carregado e mirado. É necessária uma ação para carregar a arma, uma para mirar e uma para disparar.

  • Bala de canhão. Armas à distância. Bônus +6 (ou soma de proficiência mais destreza); alcance 900/3000 metros, um alvo. Acerto: 33 (6d10) concussão.

 

Falconete

Objeto grande

Classe de Armadura: 19

Pontos de Vida: 30

Imunidades a Dano: veneno, psíquico.

Um pequeno canhão antipessoal usado em navios, fortalezas e como defesa antiaérea dentro de guaritas. Tropas khejali montam armas semelhantes sobre elefantes, camelos e homens-elefante. Costuma ficar em um suporte giratório para permitir que uma pessoa só o mova na direção desejada. Peso de 100 quilos; calibre de 60mm; 1 metro de comprimento; a bala pesa 600 gramas. Antes de ser disparado, ele deve ser carregado e mirado. É necessária uma ação para carregar a arma e uma segunda ação para mirá-lo e dispará-lo.

  • Bala de canhão. Armas à distância. Bônus +6 (ou soma de proficiência mais destreza); alcance 99/990 metros, um alvo. Acerto: 15 (3d10) concussão.

 

Os canhões acima são feitos de ferro fundido. Canhões de bronze tem a metade do peso e são mais raros. Além disso, em caso de falha crítica, o cano do canhão de bronze se deforma em vez de explodir. Uma explosão em um canhão de ferro causa o mesmo dano do ataque em um raio de seis metros, centrado no canhão.  

 

Deve-se notar que estas medidas são medianas. Na prática, fundir um canhão é um processo árduo, propenso a erros e alterações que dificultam uma padronização. E muitas vezes o canhoneiro está experimentando fazer algo diferente e único. Além disso, existem canhões recondicionados, como colubrinas danificadas cujo cano foi encurtado e daí classificado como canhão etc. Também existem classificações como quarto de canhão e meio canhão (menores que o canhão comum), falconete duplo ou colubrina dupla (maiores e mais potentes mas ainda tendo a mesma função). Também existiram canhões de tiro duplo e "supercanhões" únicos. Basicamente, o que quero dizer é que faria sentido, na vida real e dentro do cenário Atma, encontrar muitos canhões que fogem dos padrões acima, caso seja do interesse do mestre. 

 

Além do império, temos:

 

Lança-foguetes

Objeto grande

Classe de Armadura: 15

Pontos de Vida: 20

Imunidades a Dano: veneno, psíquico.

O lançador carrega até cem foguetes. Existem versões instaladas em fortalezas, navios e sobre vagões ou usadas como armadilhas. Antes de ser disparado, ele deve ser carregado e mirado. São necessárias duas ações para carregar a arma, uma ação para mirá-la e uma quarta ação para dispará-la. 

  • Salva de foguetes. Armas à distância. Bônus +6 (ou soma de proficiência mais destreza); alcance 99/990 metros. Acerto: 15 (3d10) perfuração mais 10 (2d10) fogo em um círculo com 15 metros de raio.

 

Canhão, projétil e bateria de gás comprimido.


Canhão technogestáltico

Objeto grande

Classe de Armadura: 19

Pontos de Vida: 80

Imunidades a Dano: veneno, psíquico.

Um canhão de ar comprimido disparando projéteis carregados com gel explosivo. Comum na Muralha Ragnarok e nas locomotivas de guerra geisthane, mas raro e proibido fora de Scarnost da mesma maneira que os demais itens scarnostianos. Os únicos exemplares vistos em Sarba armam os dirigíveis com que Scarnost traz as peças e engenheiros importados pelo império, e a fábrica fortificada onde se ancoram. Peso de 500 quilos; calibre de 64mm; 4 metros de comprimento. O projétil pesa 2,2 quilos. Antes de ser disparado, ele deve ser carregado e mirado. É necessária uma ação para carregar o projétil, outra ação para trocar a bateria pneumática, uma terceira ação para mirá-lo e uma quarta ação para dispará-lo. Canhões fixos em prédios, trincheiras, dirigíveis e trens scarnostianos podem ter recarregamento automático e estarem ligados a compressores de ar motorizados. Estes só precisam de uma ação para mirar e outra para disparar.

  • Obus. Armas à distância. Bônus +6 (ou soma de proficiência mais destreza); alcance 1500/3000 metros. Acerto: 44 (8d10) concussão mais 44 (8d10) fogo em uma esfera com seis metros de raio.

 

Nota: as distâncias nas regras são apenas o alcance efetivo e realista das respectivas armas. Considere que isto dificulta pensar em magos como "artilharia arcana", pelos menos dentro do cenário Atma, mas na realidade penso que um complementaria o outrono campo de batalha.

Um comentário: